Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pais no dever de casa




Qual o papel dos pais no dever de casa?


Existem várias formas de os pais acompanharem a realização da lição de casa de seus filhos, porém não há uma regra fixa; o que pode existir é uma orientação para que consigam refletir sobre o seu papel frente a essa tarefa.

É importante lembrar que o dever de casa é obrigação da criança, e não dos pais, e isso deve ser conscientizado desde cedo para que não exista uma dependência total dos pais na hora de realizar alguma tarefa. Por isso, em um primeiro momento, os pais precisam levar a criança a entender essa responsabilidade e tomá-la para si, sabendo que ela poderá ter o apoio desses pais em uma tarefa mais complicada ou simplesmente sua companhia, o que irá encorajá-la neste momento, que pode ser difícil.

Para esse encorajamento, os pais podem perguntar o que o filho aprendeu na escola, se os professores deram lição de casa, qual é o tema, entre outras coisas. Podem também pedir-lhe que mostre suas lições, o que em muitos casos torna-se um grande prazer para a criança, que busca fazer suas atividades cada vez melhor para obter a aprovação dos pais.

Esse questionamento orienta a criança para a criação de uma rotina, pois primeiro ela deverá criar o hábito de contar o que fez, de lembrar se tem lição de casa e então de fazê-la, e isso deve acontecer diariamente.

Caso a criança não queira contar, mostrar o que fez, ou apresente grandes dificuldades para falar sobre o assunto, os pais precisam buscar entender o que está acontecendo por trás disso, se é simplesmente um dia não muito bom que a criança teve, se é um problema de aprendizagem ou se existe algum fator emocional que precisa ser cuidado.

Em muitos casos, a criança se recusará a fazer a lição, pois este representa o momento 'chato' do dia. Nesse caso, os pais devem ser mais presentes e incentivadores, e para isso uma boa conversa e carinho são grandes aliados.

Existe também a criança independente, aquela que gosta de fazer tudo sozinha e demonstra conseguir dar conta de suas atividades sem maiores problemas. Nesse caso, os pais devem prestar atenção se ela realmente está conseguindo dar conta de tudo antes de questionar e de querer se fazer presente simplesmente por fazer.

Os pais sempre terão um papel específico no desenvolvimento de seus filhos, e a parceria com a escola e o diálogo com os professores são de extrema importância para o sucesso dos pequenos.

Este diálogo serve para orientar os pais na conversa com os filhos, por exemplo para saber quais são suas dificuldades em sala de aula, como se comporta, que tipo de atividades faz, entre outras coisas.

Em todos os casos, é necessário que os pais tenham a sensibilidade de compreender o momento e o que é necessário fazer nas situações específicas, e, principalmente, buscar ajuda da escola quando se sentirem inseguros sobre como agir em relação às tarefas de casa e à aprendizagem da criança.



Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,POR-288-,00.html

2 comentários:

  1. Oi Ludmila, tudo bem?
    Bem que eu vi que estava reconhecendo sua foto.
    Muito legal o seu blog.
    Como está a vida de casada?
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de tudo, e aprender sobre educação nunca é demais!!!
    te seguindo,espero visita e sua opinião vo espiah sempre bjo
    greenappleartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir